A eliminação do Brasil na partida contra a Seleção Croata na Copa do Mundo de 2022 parece ter deixado uma enorme ferida ao atacante Richarlison. Apesar de ter tido boa atuação na competição, com três gols, sendo um deles o gol mais bonito do torneio, o Pombo viu seu bom momento mudar negativamente após a derrota no Qatar. O jogador amargou o banco de reservas na temporada 22/23 pelo Tottenham e marcou três gols em 35 jogos pelo clube inglês.
Em entrevista dada à ESPN, o jogador afirma que pensou em desistir de jogar futebol revelou ter passado por problemas pessoais e principalmente relacionados à saúde mental.
"Antes eu ia treinar e já queria voltar pra casa, queria voltar pro quarto, porquê... sei lá, não sabia o que tava dando na minha cabeça. Eu cheguei a falar com meu pai que eu ia desistir. Dá até uma tristeza de falar isso, porque só eu sei o que passei depois da Copa do Mundo, descobrindo coisas que aconteceram dentro de casa depois de 7 anos de convivência, isso é locura. Chegar pro meu pai, que foi o cara que correu atrás do meu sonho pra falar que eu queria desistir é coisa de louco, tinha acabado de disputar uma Copa do Mundo, eu tava no auge, mas estava chegando no meu limite. Sofri muito ataque depois da Copa, junto a esse momento vivido dentro de casa e afetou muito, logo eu que parecia que era forte mentalmente, depois da Copa parece que desabou tudo", desabafou.
Richarlison afirmou que esteve bem próximo de pensar em coisas relacionadas à morte. O atacante reforça que não pensou em suicídio, mas que estava no seu limite psicológico após críticas sofridas na Copa. O jogador do Tottenham reforçou que as pessoas procurassem ajuda para que não passassem por situações parecidas com as quais o jogador viveu. Hoje, Richarlison se mostra aberto à essa nova experiência, superando seus preconceitos desenvolvidos no passado.
"A psicóloga salvou minha vida, porque eu só pensava besteria, no google eu só pesquisava besteira, coisas de morte... sei lá. Hoje eu posso falar, procure um psicólogo. É legal você se abrir e conversar com uma pessoa, hoje a professora me agradeceu por estar levando isso pro mundo do futebol e extracampo porque é muito importante, e querendo ou não salva vidas", reforçou.
O Pombo hoje vive situação bem melhor na sua temporada atual, pelo seu clube, o jogador é o brasileiro com mais gols na premier league e atualmente possui 11 gols e 3 assistências em 26 jogos.