Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (13) indica um cenário de empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa presidencial em 2026. Segundo os dados, Lula aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro, atualmente inelegível, registra 33,9%.
O levantamento também incluiu o nome do empresário Pablo Marçal (PRTB), que já anunciou sua pré-candidatura à Presidência. Marçal obteve 6,1% das intenções de voto no cenário apresentado.
Em um cenário onde Pablo Marçal não é considerado, Bolsonaro lidera numericamente com 37,3%, enquanto Lula soma 34,4%. No entanto, ambos permanecem tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os números são semelhantes aos apresentados na pesquisa anterior, realizada em novembro de 2024. Na ocasião, Bolsonaro registrava 37,6% das intenções de voto, enquanto Lula somava 33,6%.
Quando Jair Bolsonaro é excluído da disputa e seu nome é substituído pelo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente Lula lidera o cenário com 34,5%, enquanto Michelle aparece com 20,7% das intenções de voto. Na sequência, Ciro Gomes (PDT) figura com 12,9%, Pablo Marçal soma 11,5% e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), registra 6,6%.
No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Lula aparece novamente na frente, com 20,1% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 16,7%. Outros nomes citados incluem Tarcísio de Freitas (1,6%), Ciro Gomes (1,2%), Pablo Marçal (0,7%) e Ronaldo Caiado (0,5%). O cantor sertanejo Gusttavo Lima, que manifestou interesse em disputar a Presidência em 2026, aparece com 0,4% das intenções de voto.
A pesquisa foi realizada com 2.018 eleitores em 26 Estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. As informações foram divulgadas pelo site Bahia Notícias.