A Assembleia Legislativa da Bahia realiza, nesta sexta-feira (22), a partir das 9 horas, uma Sessão Especial em homenagem aos 40 anos de fundação do Hospital Geral Clériston Andrade. A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT). O evento no plenário da Casa contará com a presença da Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, do deputado federal Zé Neto (PT), da diretora do Hospital Geral Clériston Andrade, Cristiana França, de ex diretores e funcionários da unidade hospitar, além de outras autoridades.
Robinson Almeida ressalta a importância da homenagem ao maior Hospital do interior do estado, fundado em 1984 para atender Feira de Santana, e que hoje atende 126 municípios baianos. O petista também destaca a trajetória do HGCA e os importantes serviços prestados pela instituição ao longo das últimas quatro décadas, com quase 214 mil procedimentos realizados apenas em 2023.
"Vamos fazer uma justa homenagem ao Hospital Geral Clériston Andrade e aos trabalhadores que fazem parte de uma história de dedicação ao SUS e a saúde pública em nosso estado", enfatiza o parlamentar.
Segundo Robinson Almeida, a sessão especial na Assembleia Legislativa é uma oportunidade para reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelo Hospital Clériston Andrade ao longo da sua trajetória. A instituição tem sido um exemplo de excelência e compromisso com a saúde da população, fato que fez o equipamento hospitalar conquistar, em 2023, importantes prêmios nacional e internacional, como o Angels Award, concedido pela Word Stroke Organization em reconhecimento à excelência na assistência ao paciente com Acidente Vascular Cerebral. O parlamentar elogia os investimentos realizados pelo governo do estado nos últimos anos como fato determinante para esse reconhecimento. Almeida cita como exemplo desses investimentos, entre outros, a ampliação da estrutura do Hospital Geral Clériston Andrade, com a reforma da emergência, em 2018, a entrega do HCGA 2, em 2020, do novo laboratório e ambulatório, em 2023, que homenageia o ex-diretor José Carlos Pitangueira.
"Nos últimos 17 anos, com os governos do PT, o Clériston passou por importantes transformações, recebeu investimentos que ampliaram sua estrutura, permitiram melhorar o atendimento a população de Feira de Santana e do interior do Estado. Se antes haviam poucos leitos, que não chegava a duas dezenas, hoje são 331 leitos, sendo que outros 84 em breve serão entregues pelo governador Jerônimo Rodrigues. Também há modernos centros cirúrgicos, ambulatório com mais de 20 especialidade, enfim, o Clériston hoje tem uma estrutura grandiosa que o faz uma das referências no Brasil e o torna um dos maiores equipamentos hospitalares público do norte-nordeste. É, sem dúvidas, um orgulho para todos nós. Por isso devemos defender esse patrimônio da saúde pública baiana e celebrar a sua história", enfatiza Robinson.
ASCOM - Robinson Almeida