Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Operação Overclean

Vice-prefeito de Lauro de Freitas é alvo de operação da PF que apura fraudes em licitações

Segundo decisão da 2ª Vara Criminal da Seção Judiciária da Bahia, que embasou a busca e apreensão, o vice-prefeito de Lauro de Freitas atua como "braço operacional" do grupo criminoso


Vice-prefeito de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, Vidigal Cafezeiro (PT) foi um dos alvos dos mandados de busca e apreensão realizados no âmbito da Operação Overclean, na manhã desta terça-feira (10). Portanto, ele não foi preso, mas houve expedição de 17 mandados de prisão preventiva.

Segundo decisão da 2ª Vara Criminal da Seção Judiciária da Bahia, que embasou a busca e apreensão, o petista atua como "braço operacional" do grupo criminoso que, até o momento, movimentou R$ 1,4 bilhão, dos quais parte foi utilizada de maneira irregular, principalmente por meio de emendas parlamentares.

A investigação aponta que Vidigal solicitou vantagem indevida a Alex Parente, buscando o pagamento de uma dívida pessoal relacionada ao aluguel de um veículo. Segundo as investigações, Parente é o líder da organização criminosa e responsável por financiar e gerenciar atividades ilícitas.

O Ministério Público Federal (MPF) destaca a ausência de justificativa aparente para o pedido, a não ser a existência de um contrato entre Alex e a Prefeitura de Lauro de Freitas. À época, Vidigal era gerente do Fundo Municipal de Saúde de Lauro.

O fundo foi utilizado para realizar pagamentos à empresa PAP Saúde Ambiental, administrada por Alex Parente.

De acordo com a investigação, o vice-prefeito possui "relação direta com a Orcrim [sigla organização criminosa]". Segundo a investigação, ele atuava ao lado de Ailton Figueiredo Souza Junior, preso pela PF.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!