Em resposta a uma série de homicídios registrados em Jequié, na Bahia, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) anunciou o lançamento da Operação Hórus. A cidade, conhecida como "Cidade Sol", foi marcada por uma onda de violência, com oito assassinatos ocorrendo em um intervalo de apenas 32 horas.
De acordo com o site Bahia Notícias, o subsecretário da SSP, Marcel Oliveira, reconheceu que a situação em Jequié saiu do controle e atribuiu os crimes à disputa entre facções criminosas pelo tráfico de drogas.
Durante coletiva de imprensa, Oliveira destacou que, até o momento, as forças de segurança conseguiram identificar os responsáveis por quatro dos oito homicídios. Ele enfatizou, segundo o site, que, com o apoio das inteligências das forças policiais, foi possível mapear as facções e organizações criminosas atuantes na região. "Das oito mortes recentes, temos a autoria conhecida de quatro. Isso é uma questão de tempo até que as forças policiais identifiquem e apresentem os responsáveis ao judiciário como réus", afirmou.
A Operação Hórus tem como objetivo intensificar o combate ao crime organizado, focando especialmente na atuação das facções no município, e garantir maior segurança para a população local.
As ações, que já estão em andamento, e envolvem um trabalho conjunto entre as polícias Militar e Civil, além de outras forças de segurança, visando reduzir a violência e o poder das organizações criminosas na região.