Após quase 20 dias desaparecido, um homem de 51 anos foi localizado no município de Serrinha, no Nordeste da Bahia, graças ao Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A iniciativa faz parte de um programa estratégico implementado em dezembro para auxiliar na localização de pessoas desaparecidas.
O homem desapareceu no dia 15 de janeiro, após sair de Cabaceiras do Paraguaçu. Ele passou por Candeias, onde deixou seu veículo, e foi registrado em diferentes pontos de Salvador antes de ser encontrado pelas equipes policiais em Serrinha.
Segundo a delegada Ana Cristina de Carvalho, titular da Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), a família havia registrado o desaparecimento na capital e apresentou um laudo médico que confirmava transtornos mentais do homem.
O major Moisés Travessa, superintendente de Telecomunicações da SSP, explicou que o Sistema de Reconhecimento Facial estĂĄ à disposição para auxiliar na busca por desaparecidos. "Basta que a família procure a unidade da Polícia Civil e registre uma ocorrĂȘncia apresentando documentos, laudos e imagens para inserção no sistema e apoio das equipes nas ruas", afirmou o major.
A ferramenta tem se mostrado um recurso eficaz na localização de pessoas desaparecidas, reforçando o papel da tecnologia no fortalecimento da segurança pública no estado.