Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão sugerindo que ele faça um novo pedido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para obter autorização para viajar aos Estados Unidos em fevereiro. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.
O motivo da viagem seria a participação na CPAC, uma conferĂȘncia internacional de políticas conservadoras que reúne lideranças de direita de diversas partes do mundo. O evento, que ocorrerĂĄ no final de fevereiro, em Washington, deve contar com a presença de figuras importantes, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que estaria previsto para fazer o discurso de abertura. HĂĄ expectativa de que, mais uma vez, parlamentares brasileiros também compareçam à conferĂȘncia.
Segundo aliados de Bolsonaro, caso Moraes negue novamente o pedido, isso poderia ser usado no evento como argumento em discursos favorĂĄveis ao ex-presidente, reforçando a narrativa de perseguição política.
Recentemente, Alexandre de Moraes negou um pedido anterior de Bolsonaro para reaver seu passaporte, retido pela Polícia Federal, com o objetivo de comparecer à posse de Trump. Mesmo com os esforços dos aliados do ex-presidente, o retorno de Trump à Casa Branca não incluiu menções públicas à ausĂȘncia de Bolsonaro nos eventos relacionados.