Na noite deste domingo (1º), o Vitória recebe o Vasco da Gama, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 18h30, no Manoel Barradas. Há seis anos, as equipes se enfrentaram no mesmo estádio, pela 24ª rodada do Brasileirão de 2018. Na ocasião, o Leão venceu por 1 a 0.
Naquela ocasião, o Rubro-Negro Baiano, comandado por Paulo César Carpegiani, iniciou a partida com Ronaldo; Jeferson, Lucas Ribeiro, Ramon e Fabiano; Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Marcelo Meli; Erick, Neilton e Léo Ceará. André Lima, Lucas Fernandes e Aderllan entraram durante o jogo.
Já o Cruzmaltino, sob o comando de Alberto Valentim, escalou Martín Silva; Lenon, Luiz Gustavo, Werley e Ramon; Leandro Desábato, Willian Maranhão, Wagner e Raul; Andrés Rios e Maxi López. Yago Pikachu, Marrony e Kelvin foram os substitutos utilizados.
O gol da vitória rubro-negra foi marcado por Erick aos 73 minutos do segundo tempo. Curiosamente, Lucas Ribeiro foi expulso dois minutos depois, e o Leão da Barra jogou os últimos 15 minutos com um jogador a menos.
Com esse resultado, o Vitória subiu para a 12ª posição na tabela e abriu cinco pontos da zona de rebaixamento, enquanto o Vasco caiu para a 16ª posição, empatado em pontos com Sport e Ceará, que estavam na zona de degola.
Apesar da melhora na tabela após esse confronto, o Vitória acabou sendo rebaixado para a Série B ao final do campeonato, com apenas 37 pontos. Além do time baiano, Paraná, Sport e América-MG foram rebaixados. O Gigante da Colina, por sua vez, escapou da degola por apenas três pontos.