avivip

Professor da rede estadual conquista o Prêmio Educador Transformador

O professor João Luiz Costa, do Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura, no município de Feira de Santana, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Por Marcus Souza em 25/04/2024 às 19:54:24
O professor João Luiz Costa, do Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura, no município de Feira de Santana, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA). O docente da rede estadual disputou com mais de três mil trabalhos pedagógicos inscritos. Nesta edição, a premiação visa valorizar ideias alinhadas à Educação Empreendedora.

"Professor John", como é chamado pelos seus alunos, falou sobre o significado desta vitória para a sua carreira como educador. "Esta conquista não é apenas minha. É de todos os que compartilharam comigo essa jornada. Este prêmio reforça a minha fé no poder da educação e na importância de termos o nosso trabalho como professores valorizados. Me sinto vencedor junto com todos os professores e estudantes participantes do Pretitude em Foco por termos alcançado tal visibilidade para a EJA e para a educação baiana", relatou o premiado que, desde criança, alimentou o sonho de ser educador "para fazer a diferença na vida das pessoas".

O Pretitude em Foco consiste em ensaios fotográficos em que os próprios estudantes são os modelos, fotógrafos e maquiadores. "Eles se integram ao trabalho após a participação em oficinas, palestras e minicursos ofertados pela escola. As fotografias foram expostas em 15 colégios públicos da região de Feira de Santana, em shopping centers e eventos, bem como passaram a fazer parte do acervo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC)", detalhou João Luiz, que é professor de Língua Inglesa e Artes. O trabalho foi um dos contemplados pelos editais Professor Jorge Conceição, em 2022, e Makota Valdina, em 2024. Ambos são iniciativas do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

Comunicar erro

Comentários