O Governo Estadual anunciou um aumento salarial de 4% para os servidores públicos, a ser pago em duas parcelas de 2% entre maio e setembro. A decisão foi tomada durante uma reunião envolvendo a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), o secretário Jonival Lucas da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e o Superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Adriano Tambone.
Além do aumento geral, foi acordado um reajuste de 6,97% para os salários de mais de 30 mil servidores que ganham menos que o salário mínimo. Também foi estabelecido um canal de comunicação para discutir uma proposta de compensação salarial referente aos anos de 2025 a 2027.
A Serin propôs um aumento no valor do ticket-alimentação, que será de R$ 13,00 para servidores com carga horária de 30 horas e R$ 20,00 para aqueles com carga horária de 40 horas.
Reonei Menezes, diretor de comunicação da Fetrab, ressaltou que durante a reunião foi anunciada uma parceria entre o Governo Estadual e o Hospital Evangélico de Salvador para oferecer atendimento exclusivo aos servidores associados ao Planserv.
"A reunião foi bastante produtiva, mostrando que o governo estadual está aberto ao diálogo e à negociação com os servidores públicos da Bahia", afirmou Menezes.
Reginaldo Alves, diretor da Fetrab e da CTB, destacou a importância de garantir o Planserv e um projeto de moradia para os servidores, além da necessidade de mais concursos públicos e reestruturação das carreiras para promover um plano de formação continuada.
Fonte: GOV BA