Com Vitória da Conquista enfrentando uma grave epidemia de Dengue, registrando mais de 10 mil casos da doença, o Governo do Estado da Bahia solicitou que o município intensifique as ações de combate ao vetor e amplie o horĂĄrio de funcionamento dos postos de saúde, inclusive aos finais de semana e feriados, para assegurar a assistĂȘncia aos pacientes com suspeita de dengue.
Além disso, o ofício direcionado a Prefeitura sugere a imediata instalação de unidades de referĂȘncia para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessĂĄrio. Além da Dengue, quase 2 mil casos de Chikungunya e Zika foram também identificados, aumentando a urgĂȘncia de uma resposta robusta e coordenada.
O Governo do Estado jĂĄ destinou mais de R$ 19 milhões com iniciativas que incluem a aquisição de novos carros de fumacĂȘ e a distribuição de 12 mil kits para agentes de Combate às Endemias em toda a Bahia. Em Vitória da Conquista, medidas específicas foram implementadas, como a liberação de veículos de fumacĂȘ, capacitação de profissionais e a instalação de 20 novos leitos de hidratação na UPA Estadual, demonstrando o compromisso do governo estadual em auxiliar o município.
Fonte: AgĂȘncia Brasil