Nesta segunda-feira (11), o deputado Robinson Almeida, líder da Federação PT, PC Do B e PV, na Assembleia Legislativa, expressou seu apoio ao programa federal "Pé de Meia", lançado na Fonte Nova, em evento que contou com a presença de autoridades como os ministros Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil). Durante o evento, Almeida destacou que o programa Pé de Meia foi inspirado no Programa Bolsa Presença, concebido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) quando esteve à frente da Secretaria de Educação.
O programa federal, que concede R$ 2 mil por ano para estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública, foi elogiado pelo deputado como uma política pública inclusiva e revolucionĂĄria, capaz de combater a evasão escolar e contribuir para reduzir a desigualdade social. Almeida expressou sua gratidão ao presidente Lula pelo investimento na educação e destacou que o programa Pé de Meia se soma a outros esforços jĂĄ existentes na Bahia para fortalecer a educação pública.
O Programa Pé-de-Meia é uma iniciativa que visa incentivar financeiramente os estudantes, funcionando como uma espécie de poupança, com o objetivo principal de mantĂȘ-los na escola, reduzindo a evasão escolar e promovendo sua participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na Bahia, estima-se que 280 mil estudantes sejam beneficiados com essa política pública, de acordo com informações do Ministério da Educação.
A iniciativa recebeu elogios pela sua importância na promoção da educação e no futuro dos estudantes, sendo reconhecida como um investimento relevante na transformação social e educacional do país.