Os estudantes da rede pública da Bahia ficaram entre os quatro melhores colocados, com notas entre 980 e 1000, na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a informação tem como base os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estudantes baianos da rede pública também se destacaram no ranking das notas que vão de 950 a 980, e conquistaram o 5º lugar no ranking nacional. Este ano, o número de inscritos bateu recorde no Estado, com cerca de 376 mil pessoas, e alcançou 100% dos estudantes concluintes do Ensino Médio, com mais 140 mil concluintes da rede estadual de ensino.
Já na relação geral de notas entre 980 e 1000, os estudantes do ensino público e privado baiano ficaram atrás apenas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, e ocuparam a 5ª colocação.
Na avaliação da secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, o resultado positivo se dá pelos investimentos do Governo da Bahia na requalificação, ampliação da infraestrutura física das escolas, na formação dos professores, na gestão da aprendizagem e nos programas de apoio à permanência do estudante.