Pelo menos 18 estados devem ser afetados por chuvas intensas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (9). As precipitações persistirão nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, com queda de temperatura ao longo do dia.
Para o sul da Bahia, o Espírito Santo e Minas Gerais foi emitido um alerta vermelho, de "grande perigo", devido ao alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos, com precipitações acima de 60 mm/h ou 100 mm/dia. O Inmet também emitiu alerta amarelo, de "perigo potencial", para alagamentos e pequenos deslizamentos no litoral de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
No Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, além de parte do litoral do Pará e sul de Tocantins, espera-se chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos fortes, de 60 a 100 km/h, com risco de quedas de energia, galhos de árvores, surgimento de raios e alagamentos.
Além desses, o Inmet também emitiu um alerta amarelo que prevê chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h, abrangendo áreas do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, sul do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Pernambuco.