O Ministério Público da Bahia (MP-BA) convocou uma audiência pública para tratar de uma denúncia contra Claudia Leitte. A cantora é investigada por uma suposta postura discriminatória ao substituir o nome Iemanjá, Orixá das Águas, na letra do hit "Caranguejo".
A polêmica iniciou após cantora substituir nome de Iemanjá pelo termo Yeshua, que significa Jesus em hebraico, durante interpretações em shows. Segundo a denúncia recebida pelo MP, a modificação é vista como um ato de desrespeito às tradições afro-brasileiras e às manifestações culturais protegidas constitucionalmente.
O MP-BA instaurou inquérito civil para apurar se a mudança configura dano moral coletivo e ofensa ao patrimônio cultural das religiões de matriz africana. Claudia Leitte foi notificada e tem até 15 dias para apresentar sua manifestação sobre os fatos. A audiência pública foi marcada para o dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório da sede em Salvador. A informação foi confirmada ao iBahia pelo MP.
Entre as medidas solicitadas está a oitiva dos compositores da música, caso necessário, para esclarecer a intenção e os impactos das alterações na obra.