Em um resultado que surpreendeu muitos, Tote Froes foi eleito prefeito de Dom Macedo Costa, alcançando 53,08% dos votos válidos nas eleições recentes. A vitória do candidato da oposição pegou de surpresa não apenas os eleitores, mas também os analistas políticos que, de acordo com levantamentos prévios, apontavam uma grande vantagem, com o candidato do PT, Senhorzinho, registrando 66,7% das intenções de voto.
A eleição, que ocorreu em um clima de intensa mobilização e expectativa, refletiu uma virada no cenário político do município. A vitória de Tote Froes, contou com o apoio e a participação ativa da população.
O novo prefeito foi acompanhado de perto por seu vice, Neneu, que também desempenhou um papel fundamental na construção da chapa vitoriosa. Juntos, eles prometem trabalhar em prol da melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Dom Macedo Costa.
O Bahia Imprensa parabeniza os candidatos Tote Froes e Neneu pela conquista e deseja sucesso na gestão que se inicia.
Ao fim da apuração, Tote Froes teve 2.282 votos, 53,08% dos votos válidos (dados a todos os candidatos).
Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira o resultado do 1º turno em Dom Macedo Costa após a apuração:
- Tote Froes (UNIÃO): 2.282 votos, 53,08% dos votos válidos
- Senhorzinho (PT): 2.017 votos, 46,92% dos votos válidos
A eleição em Dom Macedo Costa teve 4.435 votos totais, o que inclui 31 votos brancos, 0,70% dos votos totais, e 105 votos nulos, 2,37%.
A abstenção foi de 478 eleitores, 9,73% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
Quem é Tote Froes
Tote Froes tem 71 anos, é casado, tem ensino fundamental incompleto e declara à Justiça Eleitoral a ocupação de empresário. Ele declarou um patrimônio de R$ 1.608.890,62.
O vice-prefeito eleito em Dom Macedo Costa é Neneu, do UNIÃO, que tem 56 anos.
Os dois fazem parte da coligação UNIÃO, formada pelos partidos UNIÃO.