Nesta sexta-feira (13), as agências do Banco do Brasil, na Praça Padre Mateus, e da Caixa Econômica, na Rua Sete de Setembro, em Santo Antônio de Jesus, aderiram à greve nacional e amanheceram com faixas e cartazes em apoio ao movimento. Os funcionários do Banco do Brasil deram início a uma greve por tempo indeterminado, aprovada por 70,53% dos participantes em uma assembleia virtual realizada na última segunda-feira (9). O Sindicato dos Bancários aponta que a paralisação foi provocada pela ausência de negociações satisfatórias sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
O objetivo do movimento é garantir melhores condições de trabalho, ajustes nas remunerações e proteção contra demissões arbitrárias. De acordo com o Sindicato, as reivindicações dos trabalhadores ainda não foram contempladas nas propostas de acordo apresentadas até o momento. Mesmo com a assinatura do ACT em outros estados, a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEEB) e a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe seguem pressionando para que o diálogo com a empresa seja retomado.
Entre as exigências da mobilização está a revogação da extinção do cargo de caixa e a eliminação da cláusula que permite demissões sem justa causa. Para organizar a greve, os trabalhadores realizaram uma plenária híbrida na quinta-feira (12), às 18h, com participação presencial no Ginásio de Esportes dos Bancários, em Salvador, e online via Zoom.
Blog do Valente