Operação Aletheia: 27 mandados de prisão cumpridos em 8 cidades baianas
A polícia civil da Bahia conduziu nova ação na manhã desta quinta-feira (22) pela Operação Aletheia, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em crimes de extorsão e sequestro no oeste baiano.
A polícia civil da Bahia conduziu nova ação na manhã desta quinta-feira (22) pela Operação Aletheia, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em crimes de extorsão e sequestro no oeste baiano. As cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Ibotirama, Irecê, América Dourada, Morro do Chapéu e Camaçari foram alvo de buscas e apreensões.
Foram cumpridos 10 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão em diversas cidades baianas. A investigação apontou que a maioria dos integrantes do grupo criminoso era da região de Irecê, onde uma das vítimas de sequestro foi mantida em cativeiro.
A Operação Aletheia teve início em 2023, na cidade de Cotegipe, no extremo oeste baiano, a cerca de 800 km de Salvador. Na ocasião, dois empresários foram sequestrados pelo grupo criminoso. A Polícia Civil paulista conseguiu prender um dos líderes da organização, que foi condenado a 12 anos de prisão.
Diversos setores da Polícia Civil da Bahia estão trabalhando em conjunto, utilizando tecnologia e inteligência para combater o crime organizado. Equipes da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Alagoinhas), 11ª Coorpin/Barreiras, 12ª Coorpin/Itaberaba, 13ª Coorpin/Seabra, 14ª Coorpin/Irecê, 24ª Coorpin/Bom Jesus da Lapa e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD/DIP da PCBA) estão atuando em conjunto com outras polícias brasileiras.