Mirando novamente o topo da tabela, o Bahia encara o Grêmio neste sábado em duelo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro às 16h, no Alfredo Jaconi. Após retomar o caminho dos triunfos na competição, o Esquadrão quer mais três pontos para colar em Cruzeiro, São Paulo e Palmeiras, que também brigam pelo título e por uma vaga na Copa Conmebol Libertadores.
No último domingo (11), o Tricolor de Aço venceu o rival, Vitória, no Ba-Vi de n 499 e voltou novamente a sorrir na Casa de Apostas Arena Fonte Nova ao lado do seu torcedor. A última vez que o Bahia havia vencido no Brasileiro tinha sido na 16ª rodada contra o Athletico Paranaense, na Ligga Arena.
O técnico Rogério Ceni espera ter a sua equipe descansada após avaliar uma queda de rendimento por conta dos desgastes das inúmeras partidas disputadas. Frisando o equilíbrio, mesmo com problemas físicos no último confronto, e equipe converteu duas das sete finalizações ao gol do rival.
"Acho que é sempre bom. Acho que é ruim quando você finaliza pouco e o adversário finaliza demais. Hoje a gente sentiu o cansaço no segundo tempo, não conseguimos fazer o contra-ataque. A gente recuperava bem a bola, mas errava no primeiro passe. Isso já trazia o adversário para cima. Mas acho que no conjunto, com linhas, defendendo, fomos bem. Tem jogo que a gente finaliza 20 e faz um gol. Hoje finalizamos sete e fizemos dois. É assim. Mas claro que me preocupa. O Estupiñán tinha presença de área, altura, hoje a gente não tem essa referência. Vamos buscar alternativas durante a semana", disse o treinador.
Para o jogo, o Tricolor terá desfalque de Biel, que sentiu pancada numa dividida contra o Vitória e pediu substituição. Em fase de transição, Ademir e Rezende seguem fora do embate contra o Tricolor Gaúcho e Gilberto trata de contusão muscular. Já Acevedo, continua se recuperando da lesão de ruptura no ligamento cruzado do joelho e está longe de reestrear na temporada. O Bahia deve ir a campo com Marcos Felipe; Santi Arias, Kanu, Gabriel Xavier e Juba; Jean Lucas, Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Cauly; Everaldo e Thaciano.
Montagem: Alana Dias / Bahia Notícias
GRÊMIO
Sem saber o que é perder há cinco jogos, o Imortal vive a sua melhor fase no Brasileirão e tem retrospecto positivo contra o Bahia no sul: em 25 jogos disputados contra o Tricolor Baiano, só perdeu um. Em 14° lugar e subindo na tabela, o Tricolor Gaúcho terá baixas importantes para o confronto, são eles Edenilson, que está suspenso por terceiro cartão amarelo, e André Henrique, machucado desde março.
Com as baixas já confirmadas, Renato Portaluppi deve levar a campo Caique; Fábio, Rodrigo Ely (Gustavo Martins), Natã Felipe, Mayk; Ronald (Du Queiroz), Pepê, Nathan Fernandes, Monsalve, Gustavo Nunes; Arezo (Diego Costa).
FICHA TÉCNICA
Grêmio x Bahia
Campeonato Brasileiro - 23ª rodada
Local: Alfredo Jaconi, em Santa Catarina
Data: 17/08/2024
Horário: 16h
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Evandro de Melo Lima, ambos de São Paulo
VAR: Rafael Traci (SC)
Transmissão: Globo e Premiere
Grêmio: Caique; Fábio, Rodrigo Ely (Gustavo Martins), Natã Felipe, Mayk; Ronald (Du Queiroz), Pepê, Nathan Fernandes, Monsalve, Gustavo Nunes; Arezo (Diego Costa). Técnico: Renato Portaluppi
Bahia: Marcos Felipe; Santi Arias, Kanu, Gabriel Xavier e Juba; Jean Lucas, Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Cauly; Everaldo e Thaciano. Técnico: Rogério Ceni