Efeito Rebeca Andrade? Após a grande Olimpíada realizada pela ginasta brasileira, na qual sagrou-se campeã olímpica no solo, ficou com a prata no salto, no individual geral e o bronze na final por equipes, as buscas pela prática da modalidade cresceram significativamente no país.
Só no estado de São Paulo, na cidade de Guarulhos, a procura para iniciar os treinamentos ganhou cerca de 300 novas alunas, todas inspiradas pela maior medalhista olímpica da história do Brasil. E na Bahia, como andam as procuras?
Em conversa com o Bahia Notícias, a professora Louise Correia, do Centro de treinamento de ginástica da Adelba, falou sobre o grande aumento dos agendamentos para a realização de aulas experimentais na ginástica.
"Cresceram sim, em menos de cinco dias após a conquista da medalha do Brasil na Ginástica Artística, nós tivemos um agendamento de quase 30 aulas experimentais, e ainda estamos com fila de espera para a próxima semana, pois não tínhamos como agendar todas na mesma semana por uma questão de logística e segurança no espaço", disse.
Alunas do cetgym no Circuito Baiano de Ginástica. Foto: Divulgação / Cetgymoficial
Assim como outras modalidades, o ouro de Rebeca inspirou não somente novas gerações, como também fez com que a procura de adultos aumentasse significativamente. Louise conta que as pessoas mais velhas foram as que mais procuraram a iniciação à prática da modalidade olímpica.
"[A procura pelas aulas aumentaram] principalmente para turmas para adultos", disse a professora.
A busca inicial das pessoas pela prática da ginástica artística também cresceu. A instrutora ainda conta que cerca de quarenta mensagens chegam diariamente pedindo mais informações sobre como agendar aulas experimentais. Também de acordo com Louise, mais de 15 novas (os) alunas (as) já estão com suas inscrições confirmadas.
Louise conta que a modalidade artística não é a mais procurada por Salvador, e sim a rítmica, que também foi muito bem representada pelo conjunto brasileiro e por Babi Domingos, finalista em Paris, tornando-se assim a 10ª melhor do mundo na modalidade.
"Pela final da rítmica ter acontecido nesta sexta-feira (9), as inscrições devem dobrar já na segunda-feira (12)", disse Louise.
Desde a final do solo, conquistada por Rebeca, mais 14 alunas confirmaram as inscrições na CETGYM (Centro de treinamento de ginástica). Ao todo, contando as escolas que fazem parceria com a CETGYM, mais de 500 alunos estão inscritos. Na escola em que Louise trabalha, o número de alunas subiu de 200 para 214.
"Ainda não temos uma porcentagem exata do aumento, ainda estão acontecendo muitas inscrições em nossas outras unidades", disse Louise, confirmando assim o fenômeno Rebeca.
Quem sabe a próxima queridinha do Brasil não sai da Bahia para conquistar o mundo? Seguimos esperando as cenas dos próximos capítulos. Ou melhor, as notas dos próximos aparelhos.