avivip

Justiça Federal: Nova sede de Paulo Afonso recebe nome do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu fazer uma homenagem póstuma ao desembargador Edmilson Jatahy Fonseca e deu o seu nome à nova sede da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, na Bahia.

Por Marcus Souza em 30/07/2024 às 11:41:34
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu fazer uma homenagem póstuma ao desembargador Edmilson Jatahy Fonseca e deu o seu nome à nova sede da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, na Bahia.

De acordo com a resolução que autorizou a homenagem, o nome do magistrado, que integrou o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) e é pai do desembargador Jatahy Fonseca Jr., foi escolhido por suas relevantes contribuições, não apenas pela atuação no período em que exerceu o cargo de juiz de direito e de juiz eleitoral na cidade de Paulo Afonso, mas também pela sua "brilhante carreira" no Poder Judiciário da Bahia.

A proposta foi feita pelo juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, diretor da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, e contou com o apoio do juiz federal Durval Carneiro Neto, diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia (SJBA). O novo edifício, no entanto, ainda está em construção.

O normativo do TRF-1 destacou, entre os feitos do desembargador, a sua jornada profissional "que foi marcada pela persistente elevação da imagem da Justiça Federal e, também, pela obstinada defesa da ampliação da Justiça Federal para os interiores do nosso País".

"Essa é mais uma homenagem póstuma que nos enche de orgulho e está à altura dos feitos realizados por meu pai na sua destacada trajetória na magistratura", comentou o desembargador do TJ-BA Jatahy Fonseca Jr.

O HOMENAGEADO

Edmilson Jatahy Fonseca graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1960. Em 1965, foi aprovado no cargo de juiz de Direito do TJ-BA, quando assumiu a comarca de Paulo Afonso, onde exerceu cumulativamente o cargo de juiz eleitoral, até o ano de 1968.

Em 1982, foi promovido, pelo critério de merecimento, para o cargo de desembargador do tribunal baiano. Durante sua carreira como desembargador, foi presidente e corregedor-geral do TJ-BA e vice-presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Segundo o juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, "a importância do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca para o município de Paulo Afonso e região é reconhecida não apenas pela sua atuação no período em que exerceu o cargo de juiz de Direito e de juiz eleitoral nesta cidade, mas também, sem dúvidas, pela sua brilhante carreira no Poder Judiciário da Bahia".

Comunicar erro

Comentários