Judocas russos não irão à Paris, anuncia Federação Russa
Os judocas russos não irão disputar as Olimpíadas de Paris.
Os judocas russos não irão disputar as Olimpíadas de Paris. Neste sábado (29), a Federação Russa de Judô. A atitude será um protesto, sobre, segundo os russos, as "condições humilhantes" definidas pelo Comité Olímpico Internacional (COI).
O COI só tinha autorizado quatro judocas do país a participar dos jogos olímpicos, dentre 14 categorias previstas. Em protesto a isso, a Federação resolveu boicotar a competição.
"A equipa russa de judo não vai aceitar estas condições humilhantes. Estas atitudes do COI comprometem a credibilidade do Movimento Olímpico e destroem o estatuto dos Jogos Olímpicos enquanto 'evento desportivo mais importante no mundo'", dizia o comunicado.
"Dos 17 judocas que poderiam assegurar qualificação olímpica, apenas quatro foram autorizados a participar pelo COI", finalizou a federação.
Os atletas russos e bielorrussos foram proibidos de participar dos Jogos Olímpicos, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, mas o COI estava tentando a reintegração do país europeu, sob bandeira neutra e algumas determinadas condições de acesso, isto é: os atletas precisariam de convite e para além dos mínimos obrigatórios para a qualificação, tinham de ser avaliados para descobrirem se apoiam ou não a guerra, assim como se tinham ligações com as forças armadas de seus países.