A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do VAR da expulsão do atacante David durante o jogo entre Bahia e Vasco, na noite desta quarta-feira (26), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela 12ª rodada do Brasileirão. O jogador vascaíno recebeu o cartão vermelho após o segundo amarelo por deixar o braço no rosto do lateral Gilberto, do Tricolor, e foi para o chuveiro mais cedo aos 14 minutos do segundo tempo. Os donos da casa venceram o duelo por 2 a 1.
O VAR estava sob o comando de Daiane Muniz, que faz parte dos quadros da Fifa, auxiliada por Fabricio Porfirio de Moura. O lance polêmico aconteceu quando o placar estava empatado em 1 a 1. Vale destacar que a expulsão foi pelo segundo amarelo e pela regra o árbitro de vídeo não pode interferir nesse tipo de decisão. Confira a transcrição do diálogo:
Gobi: - Braço no rosto, braço no rosto.
Daiane: - Ok, eu já vi que a mão atinge o rosto adversário.
Daiane: - Outro ângulo, por favor.
Gobi: - Proteção, mas não pode deixar no rosto. Não, não, não. Ele abaixou, mas tem o braço, velho. Tem uma ação, é temeridade.
Daiane: - É muito claro para mim, o jogador do Vasco atinge o rosto do adversário com mão aberta e intensidade média.
Daiane: - Coloca para mim uma mais aberta (câmera), para a gente analisar a intensidade. Só para comprovar que realmente essa jogada não é um jogo brusco grave.
Gobi: - Tem o braço, velho. Braço temerário.
Daiane: - Portanto eu confirmo o segundo amarelo e o vermelho.
Moura: - Adriano (de Assis Miranda, assistente 2) concorda.
Daiane: - Gobi, confirmado, tá? Segundo cartão amarelo e o vermelho.
Com um jogador a mais, o Bahia marcou o gol que definiu o placar da partida aos 40 minutos do segundo tempo através do atacante Estupiñán. Com o resultado, o Esquadrão de Aço somou 24 pontos e reassumiu a segunda colocação na tabela, atrás do Flamengo que tem a mesma pontuação, por causa do saldo de gols. Já o Vasco estacionou nos 10 e segue na 15ª posição. Na próxima rodada, o Cruzmaltino faz o clássico carioca com o Botafogo, no sábado (29), às 18h30, em São Januário. No dia seguinte, às 16h, o time baiano visita o São Paulo, no Morumbis.