avivip

Em movimento que amplia divisão da base de Jerônimo e rejeição a Isaac Carvalho, MDB lança pré-candidatura a prefeito de Juazeiro

A base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) segue pegando fogo no calor de Juazeiro, município do norte do Estado.

Por Marcus Souza em 19/06/2024 às 01:03:13
A base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) segue pegando fogo no calor de Juazeiro, município do norte do Estado. Depois do PV, do PCdoB e do PT, no último final de semana foi a vez do MDB lançar o pré-candidato do partido à Prefeitura: o empresário Andrei Gonçalves, mais conhecido como Andrei da Caixa.

Realizado num restaurante da cidade, o evento reuniu outros concorrentes ao pleito, a exemplo dos deputados estaduais e pré-candidatos Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV). Até a pré-candidata do PL, professora Maeth Soares, compareceu; assim como lideranças do Podemos, PP e do Agir.

Tido como o nome favorito da base do governo, o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho(PT), faltou ao evento de Andrei da Caixa - ele também não foi a nenhum dos pré-lançamentos de seus opositores. Mesmo tendo apoio maciço de lideranças petistas como o senador Jaques Wagner que, inclusive, esteve presente no lançamento da sua pré-candidatura no início deste mês, Isaac Carvalho está cada vez mais isolado entre os aliados de Jerônimo e encontra dificuldade em se viabilizar.

Embora ele negue, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu mantê-lo inelegível até dezembro de 2026, conforme decisão assinada pelo juiz José Goes Silva Filho. Ele, que governou o município pelo PCdoB de 2009 a 2012, e foi reeleito para o período de 2013-2016, foi condenado por crime de improbidade administrativa e também terá de devolver R$ 243 mil aos cofres públicos. No entanto, não se trata de uma sentença transitada em julgado.

LEIA TAMBÉM:

BN/Séculus: Suzana Ramos tem mandato mal avaliado e aparece atrás de candidato da oposição em Juazeiro

Roberto Carlos quer reciprocidade e pede, em discurso na Assembleia, que PT retire candidatura de Isaac Carvalho em Juazeiro

Zó do Sertão lança pré-candidatura a prefeito: "Não queremos pessoas de fora mandando em Juazeiro"

"Defendemos a união da base de Jerônimo em Juazeiro, porque a divisão só interessa à prefeita [Suzana Ramos, do PSDB e candidata à reeleição], e isso prejudica todo nosso grupo. Mas defendemos também que essa união aconteça em torno de um nome juridicamente e eleitoralmente apto a concorrer. Por isso, seguimos trabalhando firmes na construção de nosso plano de governo, realizando plenárias e conversando com a população", afirmou o deputado Zó ao Bahia Notícias.

Para o verde Roberto Carlos, que já usou a tribuna da Assembleia Legislativa para pedir ao PT a retirada de Isaac Carvalho da disputa, a união da base do governo em Juazeiro é fundamental também para a reeleição de Jerônimo em 2026. "Não podemos mais deixar o município na situação em que ele se encontra hoje. A cidade está abandonada em diversas áreas, repleta de problemas e estamos construindo um projeto de transformação, que será executado em parceria com os governos estadual e federal", pontuou.

Vale lembrar que ainda na base de Jerônimo, o PSB, liderado pela deputada federal Lídice da Mata, tem como pré-candidato o ex-prefeito da cidade, Joseph Bandeira. Juazeiro é o quinto maior município do Estado e o seu comando vem sendo disputado a unha não apenas pelo PT, mas por todos os partidos da base.

Comunicar erro

Comentários