avivip

Futuro promissor: entenda como funciona a parceria entre Itabuna e Vitória para a disputa da Série D

Com objetivo de se estabilizar no futebol, o Itabuna firmou uma nova parceria com o Vitória que promete render muitos frutos ao Azulino, que garantiu a sua participação na Série D após Fábio Mota, presidente do Leão, e Rodrigo Xavier, presidente do Dragão, selarem o acordo no dia 15 de março deste ano.

Por Marcus Souza em 20/04/2024 às 00:52:23
Com objetivo de se estabilizar no futebol, o Itabuna firmou uma nova parceria com o Vitória que promete render muitos frutos ao Azulino, que garantiu a sua participação na Série D após Fábio Mota, presidente do Leão, e Rodrigo Xavier, presidente do Dragão, selarem o acordo no dia 15 de março deste ano.

A equipe do sul da Bahia vai receber cerca de 18 a 19 atletas por empréstimo do Vitória e terá o seu mando de campo no Estádio Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador. Davidson Magalhães, Secretário Estadual da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), foi quem viabilizou o processo. Laelson Lopes, técnico do Sub-20 do Rubro-Negro, estará à frente da equipe durante a campanha na quarta divisão do brasileiro e Thiago Noronha, diretor de base, será o gestor do grupo. O grupo do Itabuna na Série D possui Audax-RJ, Democrata SL, Ipatinga, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ, Real Noroeste-RJ e Serra.

Essa não é primeira vez que uma parceria entre clubes nesses moldes acontece. Operário (SP) e Resende (RJ), por exemplo, já firmaram parcerias com clubes do futebol europeu. O clube paulista já foi parceiro do Levante, da Espanha, onde transferiu alguns atletas do sub-17 e sub-20 para ingressarem na equipe espanhola. Já o clube carioca, que até chegou a modificar seu escudo e o seu uniforme, firmou uma parceria com o Lyon, da França, onde também enviou atletas para atuarem no futebol francês.

Foto: André Moreira / Resende | Divulgação / Operário | Montagem / Bahia Notícias

Para entender mais sobre como este modelo de parceria vai beneficiar o Itabuna e o Vitória, Thiago Noronha, diretor da base do Leão, e Rodrigo Xavier, presidente do Azulino, explicaram detalhadamente ao Bahia Notícias sobre como isso pode ajudar ambos os clubes em um cenário de longo prazo.

Rodrigo Xavier foi quem se mostrou bastante contente com o projeto. A equipe não fez uma boa campanha no Baianão desta temporada, sendo rebaixado para a segunda divisão do torneio. O clube vivia um momento de incerteza para a disputa da Série D do Brasileiro até a proposta feita pelo Vitória. Para Rodrigo, o cenário agora é totalmente diferente do que era há um mês e a equipe vai brigar fortemente na competição após a chegada desses atletas promissores.

Foto: Hugo Araújo / Bahia Notícias

"Tenho certeza que vamos entrar com uma equipe que vai realmente disputar na competição, não só por participar, e isso é muito importante. Fora isso, a parceria vem para que a gente possa fortalecer o Itabuna Esporte Clube e o Esporte Clube Vitória, tanto na base, como no profissional. Sem dúvida nenhuma, para a disputa da Série B do Campeonato Baiano, a gente vai continuar com a parceria, que é duradoura e que vem para fortalecer ainda mais as duas equipes e o futebol da Bahia como um todo", indicou o mandatário.

Apesar da novidade, Xavier ressaltou sobre a dificuldade que a equipe teve para a disputa do estadual no início do ano e pontuou os fatores que levaram o Itabuna à queda de divisão, o clube quase chegou a aderir ao modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF), mas o negócio não se concretizou. Um dos expoentes que culminaram na queda do clube foi a ida do seu treinador, Matheus Sodré, para o Águia de Marabá, que atualmente disputa a Copa do Brasil. O presidente coloca como fator principal a escolha do elenco para esta temporada.

"São vários fatores. Primeiro que nós estávamos no ano passado em processo de formação de SAF e no mês de outubro, muito próximo à competição, houve a desistência. Nós reassumimos por volta de 15 de outubro essa parte de futebol, é pouco tempo para que se conseguisse formar toda a estrutura para a participação no Baiano. Enfrentamos isso de frente, tivemos erros de contratação de atletas, apostamos num elenco que acreditamos que daria resultado e, infelizmente, dentro de campo não deram resultado. Tivemos a questão da troca de técnico e diversos outros fatores influenciaram negativamente. Acreditamos que podíamos ter vencido alguns jogos, mas o futebol é bola na rede. Tivemos derrotas ou empate que poderíamos ter saído com o resultado diferente mas não aconteceu. É uma responsabilidade da nossa diretoria", revelou.

Partindo desse cenário difícil vivido pelo Dragão do Sul, Xavier revelou a origem da conversa com Fábio Mota, presidente do Vitória, que deu a ideia dessa parceria que promete perdurar por longos períodos.

"Na última rodada do Campeonato Baiano, Fábio Mota estava presente no jogo do Vitória e nós conversamos. Falei para ele das nossas dificuldades e ele nos ofereceu uma ajuda inicial, falando que se precisasse de empréstimo de algum atleta, o Vitória estaria disponível. Disso aí surgiu a ideia, meu irmão Ricardo Xavier e diretor de futebol do Itabuna já conhece Fábio há muito tempo e formalizamos a ideia de uma parceria um pouco mais forte. Fábio acolheu muito bem, é claro que sem dúvida nenhuma é algo bom pro Vitória e pro planejamento do Rubro-Negro. A partir daí evoluímos e fechamos essa parceria", revelou Rodrigo.

O diretor do Leão, Thiago Noronha, destrinchou um pouco mais sobre como irá funcionar o modelo de transferência e empréstimo dos atletas ao Itabuna e detalhou sobre a parceria com o estádio de Pituaçu, viabilizado por Davidson Magalhães, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia. Vale lembrar que, além do mando de campo na Série D, o local será usado para a realização dos treinamentos do Dragão. A parceria já acontece entre o estádio e o Vitória, que atualmente manda os jogos da equipe sub-20 e também terá utilização do time feminino no local.

Foto: Hugo Araújo / Bahia Notícias

"Estamos utilizando a nossa divisão de base como sustentação para o nosso projeto. Atletas acima de 18 anos até os 20 vamos conseguir incorporar algo em torno de 18 a 19 atletas e a gente deve fechar umas 8 contratações até o dia 19 de abril. Serão também atletas com idade mais jovem, até os 23 anos, para poder também já encaminhar o nosso projeto para o Brasileirão Sub-23. É muito importante pra gente dar essa rodagem, dar essa minutagem para esses garotos e acabar encurtando essa transição de base para o profissional", explicou Thiago Noronha.

A sede do Itabuna continuará no sul baiano. O estádio Luiz Viana Filho está em reforma e segue sem uma previsão exata de quando será concluída. Em meio a esse processo de reparos, o clube já mandou jogos em Camacã, Ilhéus, Vitória da Conquista e entre outros municípios. Para a disputa da Série D, o clube adotará a logística de estadia no estádio Roberto Santos, em Salvador. A tendência é que, após a reforma do mando de campo, o Dragão volte a atuar na sua cidade, mas o assunto ainda não foi discutido internamente pelos dirigentes. A equipe baiana não vê com maus olhos o distanciamento da torcida por conta do longo período sem mandar as suas partidas em casa.

"Eu tenho que agradecer muito ao secretário Davidson Magalhães e ao governador Jerônimo Rodrigues que sempre apoiaram o esporte e sempre apoiaram o Esporte Clube Vitória. Pituaçu hoje serve como mando de campo pra gente também e para nossa equipe sub-20, que é uma equipe de 17 e 18 anos que joga o Campeonato Baiano deste ano. Nossa equipe feminina que também faz parte da minha gestão vai jogar o Campeonato Brasileiro feminino na Série A3 em Pituaçu também. Como cereja do bolo, a participação do Itabuna também está confirmada no estádio. É uma parceira que vem dando certo e eu só tenho a agradecer o apoio do estado, junto à parceira como Esporte Clube Vitória"

É evidente que aqueles que se destacarem na Série D terão maiores olhares na equipe principal. Para Noronha, o movimento de trazer atletas promissores é exatamente com o intuito de beneficiar ambas as partes no âmbito do crescimento profissional e institucional.

"Estamos trazendo atletas promissores, como por exemplo o Xande, que veio do Treze da Paraíba, eleito melhor jogador do estadual de lá. Estamos trazendo esse atleta e tantos outros com idades mais jovens e promissoras nas competições que disputaram esse ano. A ideia realmente é que esses atletas tenham minutagem e rodagem para que consigam se destacar e consigamos aproveitar no Vitória. Os 5 jogadores que subiram da base também incorporam o elenco, exceto Fábio."

Sete jogadores já foram contratados pelo Leão da Barra para incorporarem o elenco do Itabuna para a Série D, são eles o zagueiro Roque Júnior, ex-Confiança, o lateral-direito Caíque, ex-Rio Claro, o lateral-esquerdo Tenório, ex-CSP, o volante Jonnthan Luís, ex-Maguary, o meia Rickelme, ex-Treze e o meia Rafa Marcos, ex-Rio Claro. Além desses atletas, outros 20 nomes da base rubro-negra também farão parte do grupo.

A quarta divisão do Campeonato Brasileiro tem início confirmado para o dia 29 de abril e o plantel já se prepara para fazer a sua estreia contra o Real Noroeste, do Rio de Janeiro. O Itabuna joga em casa na primeira rodada com a partida ainda sem horário definido. Apesar do time ser totalmente reestruturado, os comandados pelo técnico Laelson Lopes, que também comanda o Sub-20 do Vitória, almejam o acesso para a Série C ainda nesta temporada.

Comunicar erro

Comentários