O Ba-Vi do próximo domingo (21) válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro marca o retorno do clássico à principal divisão do futebol nacional. Desde novembro de 2018, rubro-negros e tricolores não se enfrentam pela Série A do Campeonato Brasileiro e a última vitória do Leão diante do rival na competição aconteceu em setembro de 2014.
Há quase 10 anos, com mando de campo rubro-negro, a partida aconteceu na Fonte Nova e teve o placar aberto pelo Bahia, com Kieza. Três minutos depois, Kadu empatou. Na 2ª etapa, Luiz Gustavo virou o jogo. Treinado por Ney Franco, o Vitória atuou com Gatito Fernández, Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu, Richarlyson (Mansur), Luiz Gustavo, Cáceres, Marcinho, Juan, Vinícius (William Henrique) e Dinei (Guillermo Beltrán).
Já o Bahia, do técnico Gilson Kleina, jogou com Marcelo Lomba, Railan, Demerson, Lucas Fonseca, Pará, Rafael Miranda, Uelliton, Léo Gago (Maxi Biancucchi), Marcos Aurélio (Branquinho), Rafinha (Emanuel Biancucchi) e Kieza.
Tanto Vitória quanto Bahia terminaram àquela edição da Série A rebaixados e os rivais só voltaram a encontrar na Primeira Divsão em 2017. O primeiro Ba-Vi terminou empatado por 0 a 0, no Barradão. Na Fonte Nova, o Bahia venceu por 2 a 1. O Esquadrão saiu na frente com Stiven Mendoza, o Vitória empatou com Wallace e Edigar Junio deu números finais ao placar. Na Série A de 2018, Vitória e Bahia empataram por 2 a 2, no Barradão, pela 33ª rodada. Os gols do Leão foram marcados por Léo Ceará enquanto Nilton e Ramires fizeram pro Bahia. No 1° turno, na 14ª rodada, o Tricolor venceu por 4 a 1 com gols de Zé Rafael, Vinícius, Tiago e Gilberto, enquanto o lateral-direito Lucas descontou para o Rubro-Negro.
Vale lembrar que, em 2015, Vitória e Bahia se enfrentaram pela Série B do Brasileirão. Naquele campeonato, o Leão venceu as duas partidas: uma por 4 a 1 e outra por 3 a 1. Após ser rebaixado em 2018, o Vitória só retornou à Série A nesta temporada, no último domingo (14), na derrota por 1 a 0 diante do Palmeiras, no Barradão.
Até o momento, nos Ba-Vis de 2024, houve um empate, duas vitórias do Leão e uma do Esquadrão. No último dia 7, o Vitória se consagrou campeão baiano na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. 14 dias depois, os rivais voltam a se enfrentar para escrever mais um capítulo do Ba-Vi, dessa vez na elite do futebol nacional.