O primeiro dia de Micareta de Feira contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, da delegada da Polícia Civil, Heloísa Brito, e do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho. Ao Bahia Notícias, eles contaram como foi feito o planejamento para o policiamento da folia.
"Um planejamento robusto. Eu costumo dizer que o planejamento de uma festa começa quando termina a outra. Então nós preparamos o maior planejamento da história são 10 milhões e meio de investimento, 9.500 policiais e bombeiros, diversas estruturas montadas para as quatro forças de segurança e a atuação intensa da Polícia Civil do DPT do bombeiro e da Polícia Militar", apontou.
O líder da pasta também acrescentou que a secretaria inovou no uso de aeronaves. "Inclusive com o uso de aeronaves, que foi entregue essa semana no corpo de bombeiros. Levaremos juntos também de Tecnologia de câmera de reconhecimento facial nos oito portais de abordagem, tivemos já uma pré Micareta que foi super tranquila já fruto desse trabalho Centro inteligência e lógico trazendo também a contagem de pessoas nos portais. Assim como nós fizemos em Salvador".
Werner finalizou apontando uma redução de 15% dos crimes violentos em Feira de Santana. "Esse ano tivemos a redução de 15% dos crimes violentos em Feira de Santana, fruto desse trabalho importante de integração das forças. Agora mesmo, estamos fazendo uma avaliação dos postos junto com as forças e isso é integração, isso é fortalecimento das ações de inteligências, operações como algumas que realizamos essa semana como operações pré-carnavalescas", finalizou.
Já a delegada da Polícia Civil, Heloísa Brito, afirmou que está replicando o planejamento aplicado no Carnaval de Salvador. "A expectativa é que a gente consiga trazer para aqui tudo que a gente fez com muito sucesso lá em Salvador. Então a gente está replicando aqui não só os postos de atendimento, serviço especializados, mas os policiais dos caracterizados o uso da tecnologia de acompanhamento da equipe o monitoramento online das ocorrências que são furtadas e ou roubadas para que as nossas equipes possam agir de modo rápido fazendo a prisão dos indivíduos e devolvendo os bens ao cidadão".
"Então, nós estamos aí com quase 500 servidores escalados em 12 postos de trabalho nesse investimento de mais de um milhão e meio do Governo do Estado. Essa que é a maior micareta da Bahia, e do Brasil. Vamos ter uma Micareta de muita paz e tranquilidade", apontou.