avivip

Poluição do Rio Sena preocupa e pode gerar cancelamentos de provas aquáticas nas Olimpíadas

A poluição do Rio Sena, palco da maratona aquática e da prova de natação do triatlo das Olimpíadas de Paris 2024, preocupa o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.

Por Marcus Souza em 10/04/2024 às 19:10:30
A poluição do Rio Sena, palco da maratona aquática e da prova de natação do triatlo das Olimpíadas de Paris 2024, preocupa o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.

Vale lembrar que o Rio Sena foi considerado biologicamente morto na década de 1960, foi incluso em uma série de leis de proteção ambiental, e com isso, o Rio voltou a ter vida aquática e deixou de ser poluído. Entretanto, com as chuvas, o rio sobe e realiza uma espécie de "lavagem" na cidade de Paris, o que faz com que toda a sujeira da cidade vá para o Rio. E assim, o processo realizado para a despoluição cai por terra.

Em agosto de 2023, três eventos esportivos preparativos para os Jogos de Paris, que seriam realizados no local, foram cancelados devido à má qualidade da água do Rio Sena. Apesar disso, o diretor do comitê de Paris 2024, Tony Estanguet, descarta plano B e assegura o Sena como palco das provas aquáticas nas Olimpíadas.

"Não há uma solução para transferir o local do evento. O triatlo e a natação ao ar livre serão realizadas no Sena", disse. "Temos o objetivo de fazer com que o rio esteja nadável nos Jogos", finalizou.

Esse impasse sobre a despoluição ou não do rio afeta diretamente a baiana Ana Marcela Cunha, atual Campeã Olímpica na prova de Maratona Aquática.

"O que mais preocupa a gente é que se chover, lascou. A gente não sabe o que vai acontecer, porque não é o esgoto que vai para o Sena, mas quando chove muito a água sobe, meio que limpa a cidade e tudo acaba escoando ali para o Sena. É um dos problemas que fazem com que a qualidade da água fique impossível pra gente competir. Outro ponto é que a maratona aquática está nos últimos quatro dias das Olimpíadas. Se tiver qualquer tipo de problema, a gente não tem que nem o surfe, que abre uma janela para competir. Então é um ponto positivo porque liga um alerta para eles. Vão ter que ter um plano B", disse Ana Marcela ao site ge.globo.

Tem chovido bastante em Paris nas últimas semanas e isso teria piorado mais ainda a situação. O jornal The Guardian publicou que Estanguet chegou a confirmar que o cancelamento das provas está previsto no regulamento dos Jogos.

"Podemos adiar devido às condições de chuva. Como está programado para o início dos Jogos, podemos esperar por melhores condições. Portanto, estamos confiantes de que será possível usar o Sena. E há uma (possível) decisão final de que não poderemos nadar; isso faz parte das regras da Federação Internacional. É o que queremos evitar, claro", disse.

Com o cancelamento, o triatlo viraria biatlo e a maratona aquática não aconteceria.

Comunicar erro

Comentários