Presente no evento que elege os melhores do Baianão, na noite desta segunda-feira (8), a diretora de competições, Taíse Galvão, da Federação Bahiana de Futebol (FBF), avalia os próximos planos para a competição e faz um balanço sobra a edição desta temporada.
"A avaliação, na verdade, não é nossa, né? É mais de vocês que acompanham, que têm o olhar mais crítico. Mas assim, por tudo que a gente verificou do campeonato, tudo que a gente traçou para que ele se realizasse, nós chegamos a esse alcance de uma competição que foi planejada desde novembro, estudada, toda planejada, em parceria com a TVE, nas transmissões, onde esse ano nós tivemos uma transmissão inédita de todas as partidas, das 51 partidas da competição. Então, realmente, foi um retorno, não só de transmissão, que estourou várias audiências aí, como também de presença de público nos estádios. Fora isso, tivemos uma competição extremamente competitiva, disputada, onde os clubes realmente estavam buscando ali dar o seu melhor. E tivemos o retorno de Bahia e Vitória, numa final aí que não havia desde 2018, o que realmente dá aquela atrativa ainda mais pela rivalidade das torcidas, enfim... Foi realmente um campeonato que superou as nossas expectativas", pontuou Taíse em entrevista ao BN.
Bahia e Vitória foram dois dos principais destaques desta edição. A diretora comentou ter conversas com a PM-BA sobre uma futura possibilidade da volta da torcida mista nos estádios.
"Na verdade, isso é uma conversa que sempre surge, tanto através da Polícia Militar como do Ministério Público, as próprias torcidas dos clubes buscando esse retorno, mas a Federação trabalha em parceria, e o que a Polícia Militar nos orientar, iremos fazer. Lógico que o que nós gostaríamos de ter é um estádio com a torcida mista para que ambas as torcidas pudessem acompanhar o seu clube, aquele clássico realmente, que é um dos maiores clássicos do Norte e Nordeste, um dos 50 maiores clássicos do mundo. É um sonho. Mas a Polícia nos garantiu essa possibilidade de que com segurança a gente possa retornar, e sendo também aprovado pelo Ministério Público, a gente vai seguir nessa linha, porque para ter realmente essa segurança, esse retorno, porque a gente faz a segurança, na verdade faz as competições, mas quem realmente cuida da segurança é a Polícia Militar, então ela é que vai poder nos dar a garantia ou não desse retorno", contou a diretora.
Taíse também revela que tem planos para mais uma competição que possa envolver os clubes da Série B do Baianão e confirmou campeonatos internos para as equipes de divisão de base e feminina.
"Finalizamos hoje, ontem o Baianão, hoje, com a festa de encerramento, mas o trabalho continua, estamos já buscando envolver os clubes da Série B para no próximo dia 16 realizar o Conselho Técnico e soltar mais uma competição para que o torcedor baiano possa acompanhar seus times nos quatro cantos do estado. Além disso, teremos interno municipal, sub-15, sub-17 e feminina", finalizou.