Perto de retornar à final do Campeonato Baiano depois de seis anos, o Vitória encara o Barcelona de Ilhéus, neste domingo (17), às 16h, no Barradão, pelo jogo de volta da semifinal após vencer na ida por 2 a 0. O último título rubro-negro na competição estadual foi em 2017 e a última final aconteceu em 2018, ambas contra o rival Bahia.
Para a partida, o técnico Léo Condé relacionou o goleiro Lucas Arcanjo, que volta após ficar fora dos últimos 10 jogos do Vitória na temporada. Primeiro, o arqueiro sofreu uma lesão no dia 31 de janeiro, contra o Jequié, depois, Arcanjo foi desfalque por conta do falecimento do seu pai, no último dia 3 de março. Apesar de já estar recuperado de lesão, o centroavante Léo Gamalho segue fora. Outra baixa é o volante Dudu, vetado pelo Departamento Médico após sentir desconforto na panturrilha.
Se passar pela Onça Pintada, o Vitória irá encarar o Bahia, que ontem voltou a vencer o Jequié e se classificou para a decisão do Campeonato Baiano. As finais do Baianão estão marcadas para os dias 31 de março e 7 de abril. Antes, na próxima quarta-feira (20), rubro-negros e tricolores se enfrentam na Arena Fonte Nova, às 21h30, pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.
Vindo de seis vitórias seguidas, o Leão pode chegar ao 21° jogo seguido sem perder no Barradão. A última derrota da equipe do técnico Léo Condé como mandante foi contra o Criciúma, em 11 de junho de 2023, ainda pela 12ª rodada da Série B.
"Um retrospecto que gera satisfação, por alcançar algo tão difícil principalmente no futebol brasileiro, equilibrado como é. A gente vai tentar postergar isso o máximo. Todo adversário que vier jogar aqui, vai tentar bater para quebrar essa hegemonia nossa. Cabe a gente estar bem preparado e estruturado para manter isso o mais longe possível", afirmou o treinador rubro-negro.
Vale lembrar que os recém-contratados, o zagueiro Reynaldo, os volantes Luan Vinícius, Léo Naldi e Jean Mota, o meia Pablo e o centroavante Luiz Adriano não estão disponíveis para a partida deste domingo pois chegaram após o fim do prazo de inscrição do Campeonato Baiano.
BARCELONA DE ILHÉUS
Comandado pelo técnico Betinho, o Barcelona de Ilhéus vai contar com o meio-campista Hadrian, que se recuperou ao longo da semana. O atleta havia se machucado no primeiro tempo da partida de ida do confronto e foi substituído pelo volante Tauã, que acabou sendo expulso de campo na etapa complementar por ter recebido dois cartões amarelos.
Derrotado por 2 a 0 no duelo na semana passada, o Barcelona de Ilhéus precisa vencer o Vitória por três gols de diferença para conquistar a classificação inédita para a final da Série A estadual. Caso vença por dois tentos a mais, a disputa será nos pênaltis.
Fundado em 2019, a Onça Pintada está na Série A do Baianão desde 2022, após o título da Segunda Divisão estadual em 2021. Com a campanha no Campeonato Baiano desta temporada, o Barça garantiu vaga na disputa do Brasileirão da Série D e Copa do Brasil de 2025.
FICHA TÉCNICA
Vitória x Barcelona de Ilhéus
Campeonato Baiano - semifinal (jogo de volta)
Local: Barradão, em Salvador
Data: 17/03/2024 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Diego Pombo Lopez
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Daniella Coutinho Pinto
Vitória: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo, Patric Calmon, Rodrigo Andrade, Willian Oliveira, Matheusinho, Osvaldo, Iury Castilho e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.
Barcelona de Ilhéus: Thiago Passos, Hugo Moura, Weslley, Jaques, Reginaldo, Bruno Ritter, Ninho Xavier, Ramires, Hadrian, Natan e Cesinha. Técnico: Betinho.