Começa neste sábado (9) a semifinal do Campeonato Baiano 2024. A partir das 16h, no estádio Waldomiro Borges, em Jequié, o Bahia enfrenta o Jequié pela primeira partida da fase que antecede a grande decisão. O Tricolor quer cumprir o favoritismo e seguir a busca por mais um título estadual, enquanto o Jipão sonha em fazer história ao derrubar o gigante.
O Esquadrão de Aço treinado pelo técnico Rogério Ceni está no meio a uma complicada logística de viagens. Na última quarta (6), a equipe venceu o Ceará pela Copa do Nordeste e precisou retornar para Salvador quando desejava se preparar para encarar o Jequié na cidade de Vitória da Conquista. No entanto, a indisponibilidade de hotéis fez o Bahia retornar para a capital.
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Para diminuir os impactos da sequência e evitar lesões, a tendência é de que o Esquadrão jogue com um time alternativo, similar ao que venceu o Jacuipense por 2 a 0 no último domingo (3).
"Bom, eu acho que cada jogo independente do campeonato é um jogo decisivo. A gente vêm numa sequência de jogos absurda, mas como eu falei, ano passado também foi assim no primeiro trimestre. E esse ano não está sendo diferente, só que esse ano com resultados muito melhores do que foi o ano passado. Eu falei, o calendário brasileiro é esse, é o que a gente tem. Nós estamos aqui para solucionar o problema, não para criar mais problemas, então o que depender de nós, do grupo de atletas, do estafe, a gente sempre vai fazer nosso melhor para buscar os resultados, independente que seja Baiano, Nordeste, Copa do Brasil, Brasileiro", declarou o centroavante Everaldo.
A equipe não conta com nenhum novo desfalque por lesão ou suspensão. No momento, o departamento médico é composto pelo lateral-esquerdo Ryan e o volante Acevedo, que se recuperam de cirurgias.
Bahia deve encarar o Jequié com modificações | Arte: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias
JEQUIÉ
De volta à elite do Baianão, o Jequié surpreendeu, conseguiu avançar para a semifinal e se garantiu na Série D. Agora, o Jipão pensa em fazer história. Para isso, será preciso superar o Tricolor, a começar pelo jogo como mandante. Apoio da torcida não irá faltar no Waldomirão.
"A expectativa é muito boa. Uma satisfação e uma alegria enorme estar participando desse momento que é histórico pro clube e pra cidade, onde a gente conseguiu colocar o time numa semifinal de Campeonato Baiano depois de muitos anos. Quebramos alguns tabus também durante a competição, é uma alegria enorme e uma satisfação. A gente tá fazendo uma semana muito boa de preparação para chegar no sábado e conseguir um grande resultado, para depois decidir esse jogo lá na Fonte Nova", disse o técnico Gabardo Júnior.
Sem desfalques, a equipe vai contar com o retorno do atacante Vagner, que estava suspenso.
Jequié venceu o Bahia no primeiro turno | Foto: Tiago Caldas / EC Bahia
FICHA TÉCNICA
Jequié x Bahia
Campeonato Baiano - Semifinal - 1º jogo
Local: Waldomiro Borges, em Jequié
Data: 09/03/2024 (sábado)
Horário: 16h
Transmissão: TVE Bahia (TV aberta e Youtube)
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Jucimar dos Santos Dias
Jequié: Marcos; Elivelton, Jean, Sérgio e Espeto Júnior; Guga, Caetano e João Grilo; Kaynan, Alex e Igor Bádio. Técnico: Gabardo Júnior.
Bahia: Adriel; Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Cicinho; Rezende, Sidney e Yago Felipe; Ademir, Ratão e Oscar Estupiñan. Técnico: Rogério Ceni.