Após oito rodadas da 1ÂȘ fase do Campeonato Baiano, o Vitória chega à última rodada da competição na 2ÂȘ posição, com 16 pontos, mesma pontuação do líder Bahia e do 3° colocado Barcelona de Ilhéus. Praticamente classificado para as semifinais, fato que não acontece desde 2018, o Leão espera terminar a 1ÂȘ fase na melhor colocação possível de olho nas vantagens no mata-mata do estadual. O Itabuna, que vem de uma goleada histórica sofrida para o Novo Iguaçu, por 8 a 0, e está brigando para não ser rebaixado no Baianão, será o desafio rubro-negro, neste domingo (3), às 16h, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.
Para ficar com o 1° lugar, o Vitória precisa vencer o Itabuna e torcer por um tropeço do rival Bahia, que enfrenta o Jacuipense, na Arena Fonte Nova. Em caso de vitória da dupla Ba-Vi em seus jogos, o saldo de gols definirá o 1° colocado. No momento, a diferença é de seis gols de vantagem para o Tricolor. O Jequié, 5° lugar, tem três pontos a menos que o Rubro-Negro. Para ficar fora das semifinais, o Leão tem que perder para o Itabuna e ser ultrapassado por Barcelona, Juazeirense e Jequié, atual 5° colocado, com 13 pontos e sete gols de vantagem a menos que o Vitória.
Pela primeira vez desde que começou a temporada, no dia 17 de janeiro, contra o Jacuipense, na estreia do Baianão, o técnico Léo Condé teve uma semana inteira para treinamentos. Após vencer o Atlético de Alagoinhas por 3 a 0, no último domingo (25), o Vitória irá com força máxima para o duelo contra o Itabuna. As baixas ficam por conta do goleiro Lucas Arcanjo, já recuperado de lesão, mas liberado pelo clube para resolver problemas de saúde na família, e do zagueiro Camutanga, poupado após apresentar um quadro de virose. Muriel segue como titular no gol e na zaga entrarará Cristián Zapata, como adiantou Condé na coletiva pré-jogo, neste sábado (2).
Além Arcanjo e Camutanga, Léo Gamalho, Iury Castilho e Everaldo seguem se recuperando de lesão. O ponta Eryc Castilho não viajou para Ilhéus por conta de dores na coxa. Após enfrentar o Itabuna, o Vitória foca na Copa do Nordeste. Na próxima quarta-feira (6), a equipe rubro-negra enfrenta o Itabaiana-SE, às 19h, no Barradão, pela 5ÂȘ rodada da fase de grupos da competição. Atualmente, o Leão está no 6Âș lugar, um ponto atrás da zona de classificação para as quartas de final do torneio regional.
ITABUNA
Na vice-lanterna do Campeonato Baiano, o Itabuna, campeão da Série B do Baianão de 2022 e semifinaista da Série A em 2023, entra na última rodada da competição dentro da zona de rebaixamento e com sérios riscos de queda para a Série B estadual. A equipe está com 6 pontos, um a menos que o Atlético de Alagoinhas, primeiro time fora do Z2 e que irá enfrentar o Barcelona de Ilhéus, no Carneirão, em Alagoinhas. Para piorar a situação, o Dragão do Sul vem de uma derrota histórica: na última quarta-feira (28), a equipe foi goleada por 8 a 0 pelo Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro, no Estádio Mário Pessoa, em partida válida pela 1ÂȘ fase da Copa do Brasil.
Em caso de empate do Itabuna com o Vitória e derrota do Atlético para o Barcelona, o time do sul do estado empataria em pontos com o adversário direto, porém ainda seria rebaixado pela diferença de vitórias, primeiro critério de desempate da competição. Enquanto o Carcará soma dois triunfos, o Dragão tem apenas um.
No Baianão 2024, o Itabuna ainda soma três empates e quatro derrotas em oito rodadas. A equipe começou sendo treinada por Mathaus Sodré, que ficou até quarta rodada, e depois foi assumida por Evandro Guimarães. Nesta temporada, por conta de problemas no Estádio Luiz Viana Filho, o "Itabunão", o time azulino mandou seus jogos no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.
FICHA TÉCNICA
Itabuna x Vitória
Campeonato Baiano - 9ÂȘ rodada
Local: Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus
Data: 3/03/2024 (domingo)
Horário: 16h
Transmissão: TVE, na TVE aberta e no YouTube, e TV Vitória, no YouTube
Árbitro: Diego Pombo Lopez
Assistentes: Paulo de Tarsa Bregalda e José Carlos Oliveira
Vitória: Muriel; Zeca, Cristián Zapata, Wagner Leonardo e Patric Calmon; Dudu, Willian Oliveira e Matheusinho; Osvaldo, Mateus Gonçalves/Daniel Júnior e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.
Itabuna: Jorge, Carlinhos, Vital, Diego Augusto, Tsumita, João Neto, Gabriel, Guilherme Ivo, Jussimar, Reninha e Romário: Técnico: Evandro Guimarães.