No próximo domingo (3), às 16h, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, Itabuna e Vitória se enfrentam pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Baiano. Esta será a primeira partida entre os dois times após a goleada por 4 a 1 do Itabuna, no Barradão, em duelo válido pela 2ª rodada do Baianão, no dia 15 de janeiro do ano passado.
Na ocasião, a equipe do sul do estado chegou a abrir 4 a 0, com gols de Joadson, Flavinho e Cesinha (duas vezes). O Vitória só foi diminuir aos 48 minutos do 2° tempo, com o lateral-esquerdo Vicente. Treinado por João Burse, demitido seis jogos depois da goleada, o Rubro-Negro jogou com Dalton, Railan (Alisson Santos), João Victor, Marco Antônio, Ruan Nascimento, Léo Gomes (Rodrigo Andrade), Eduardo (Wanderson), Gegê, Diego Torres, Rafinha e Santiago Tréllez (Osvaldo).
Ao fim da fase de classificação do Baianão 2023, o Vitória terminou no 6° lugar, fora das semifinais pelo quinto ano consecutivo. Já o Itabuna ficou em 4°, avançando para o mata-mata até ser eliminado pelo Jacuipense, que fez a final da competição com o Bahia.
SITUAÇÃO BEM DIFERENTE EM 2024
Já em 2024, a situação das duas equipes é bastante diferente. Enquanto o Vitória está na 2ª posição e chega para a rodada final praticamente classificado para as semifinais, o Itabuna amarga a zona de rebaixamento do Baianão. Com apenas 6 pontos em oito rodadas, o time azulino está em 9° lugar e para fugir da 2ª divisão estadual terá que vencer o Leão e torcer para um tropeço do Atlético de Alagoinhas, que recebe o Barcelona de Ilhéus.
Para piorar, o Itabuna vem de uma goleada histórica sofrida diante do Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro. Na noite da última quarta-feira (28), pela 1ª fase da Copa do Brasil, o Dragão foi derrotado por 8 a 0.