Premier League reduz punição ao Everton por violação de regras financeiras
Nesta segunda-feira (26), a Premier League anunciou uma alteração na punição aplicada ao Everton por violação das Regras de Lucratividade e Sustentabilidade (PSRs).
Nesta segunda-feira (26), a Premier League anunciou uma alteração na punição aplicada ao Everton por violação das Regras de Lucratividade e Sustentabilidade (PSRs). Em vez dos dez pontos originalmente deduzidos, o clube agora terá uma penalidade de seis pontos no Campeonato Inglês. Com essa mudança, o Everton vê sua pontuação aumentar de 21 para 25 pontos, subindo da 17ª para a 15ª posição na tabela.
Confira nota oficial publicada pela Premier League:
"O Everton FC recorreu da sanção que lhe foi imposta com base em nove fundamentos, cada um dos quais relacionado com a sanção e não com o fato da violação, que o clube admitiu.
Dois desses nove fundamentos foram acolhidos pela Câmara de Recurso, que substituiu a dedução original de 10 pontos por seis.
Esta sanção revista tem efeito imediato e a tabela da Premier League será atualizada hoje para refletir isso"
A punição foi decorrente da violação das regras do fair play financeiro da liga, relacionadas à rentabilidade e sustentabilidade do clube. Todos os clubes da Premier League passam por uma avaliação anual quanto ao cumprimento dessas regras.
As normas estabelecem que os clubes podem registrar um prejuízo máximo de 105 milhões de libras (R$ 634 milhões) em três anos, porém o Everton acumulou perdas no valor de 370 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões) entre 2018 e 2021.
Após a punição, alguns torcedores do Everton criticaram a Premier League, alegando que o Manchester City teria violado várias leis similares sem receber punições esportivas como a dos Toffees.