O V-Varen Nagasaki anunciou nesta quinta-feira (15) a rescisão de contrato do técnico Fábio Carille, atual comandante do Santos. Além disso, o clube japonês também protocolou uma ação na Fifa contra o treinador e sua comissão técnica, formada por Leandro, Dennis e Cesar.
Na ação, o V-Varen Nagasaki pede penalidades e outras cobranças devido ao cancelamento dos contratos profissionais. Carille e sua comissão técnica foram apresentados pelo Santos em dezembro do ano passado para a pré-temporada da equipe visando 2024. O treinador foi regularizado pelo Peixe no dia 19 de janeiro quando seu nome apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Porém, os japoneses alegam que o comandante tinha contrato vigente e cobram uma multa de US$ 1,5 milhão, o equivalente a R$ 7,3 milhões. Segundo o site ge.globo, os acordos no Japão são renovados automaticamente a cada 11 meses, por questões tributárias. Com isso, o vínculo do brasileiro teria encerrado em janeiro, mas seria prorrogado somente em fevereiro até dezembro de 2024. Durante este intervalo, ele acertou o retorno ao futebol brasileiro. O presidente do Alvinegro paulista, Marcelo Teixeira, entende que os profissionais estavam livres no mercado e que não pretende efetuar nenhum pagamento.
Sob o comando de Carille, o Santos venceu o clássico contra o São Paulo por 1 a 0, no Morumbis, na noite desta quarta (14), pela oitava rodada do Campeonato Paulista. O Peixe é o líder isolado da tabela de classificação do Grupo A com 19 pontos à frente do Ituano, que é o segundo colocado, com apenas cinco. O Peixe volta ao gramado no próximo domingo (18), às 16h, para enfrentar o Novorizontino, na Vila Belmiro, pela nona jornada do estadual.
Leia o comunicado do V-Varen Nagasaki:
"Anúncio de rescisão de contrato com o técnico Fabio Carrile e sua equipe e conclusão de ação judicial contra eles junto à Federação Internacional de Associações de Futebol (FIFA)
V-Varen Nagasaki entrou com uma ação judicial junto à Federação Internacional de Associações de Futebol (FIFA) no dia 15 de fevereiro (quinta-feira) referente a pedidos de penalidades e outras cobranças devido ao cancelamento de contratos do técnico Fabio Carrile e dos técnicos Leandro, Dennis e Cesar. Vou deixar você saber o que for feito.
O progresso futuro será relatado pelo clube."