A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na noite desta quarta-feira (14) a convocação da goleira Gabi Barbieri, do Flamengo, para a Seleção Brasileira feminina que vai disputar a Copa Ouro Concacaf. A mudança acontece após confirmação da lesão de Lelê, do Corinthians.
Técnico da seleção feminina, Arthur Elias fez a convocação para o torneio continental no último dia 1º e chamou 23 jogadoras. Para o gol, a lista incluía Luciana (Ferroviária) e Amanda (Fluminense), além de Lelê. Porém, a goleira acabou rompendo o ligamento cruzado anterior (LCA) durante a preparação do Timão. Titular do Brasil na última edição da Copa do Mundo da modalidade, ela terá de passar por cirurgia e o prazo de recuperação é estimado entre 8 a 12 meses.
Substituta de Lelê, Gabi Barbieri começou a carreira na Chapecoense, mas se destacou na passagem pelo Internacional, sendo convocada para as seleções sub-20, onde foi bronze no Mundial da categoria, e profissional. Em janeiro deste ano, ela foi contratada pelo Flamengo.
A Copa Ouro Concacaf acontece entre os dias 20 e 10 de março, nos Estados Unidos, e terá 12 equipes, incluindo quatro seleções sul-americanas que jogarão pela primeira vez como convidadas. Além do Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai vão representar a Conmebol. O torneio servirá como preparatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, programados para o final de julho. O time Canarinho está no Grupo B, e vai estrear no dia 21 de fevereiro, em San Diego. O adversário será conhecido somente dia 17 de fevereiro, na disputa entre Haiti e Porto Rico, nos playoffs da competição. As 12 participantes foram divididas em três grupos e as duas melhores de cada chave se classificam para as quartas de final, além das duas melhores terceiras colocadas.
Veja a lista de convocadas:
Goleiras: Amanda (Fluminense), Luciana (Ferroviária) e Gabi Barbieri (Flamengo)
Laterais: Bia Menezes (São Paulo) e Yasmim (Corinthians)
Zagueiras: Antônia (Levante-ESP), Lauren (KC Current-EUA), Rafaelle (Orlando Pride-EUA), Tarciane (Corinthians) e Thaís Ferreira (Tenerife-ESP)
Meias: Aline Milene (São Paulo), Ary Borges (Racing Louisville-EUA), Duda Sampaio (Corinthians), Julia Bianchi (Chicado Red Stars-EUA) e Vitória Yaya (Corinthians)
Atacantes: Adriana (Orlando Pride-EUA), Aline Gomes (Ferroviária), Bia Zaneratto (KC Current-EUA), Debinha (KC Current-EUA), Duda Santos (Ferroviária), Gabi Nunes (Madrid CFF), Gabi Portilho (Corinthians) e Geyse (Manchester United-ING)