Hospital do Oeste registra aumento de 150% na captação de órgãos e tecidos em 2023
Em um ano, o Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, registrou um aumento de 150% na captação de órgãos e tecidos destinados a transplantes.
Em um ano, o Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, registrou um aumento de 150% na captação de órgãos e tecidos destinados a transplantes. Segundo a OSID, em 2023 foram realizados 5 procedimentos, superando as duas captações de 2022.
O aumento, segundo a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do hospital, se deve às campanhas regionais para sensibilização da população. A comissão reitera que a captação é uma das etapas do complexo processo que envolve a doação de órgãos e tecidos de pacientes diagnosticados com morte encefálica. O processo ocorre com o devido consentimento e autorização dos familiares, levando a CIHDOTT a atribuir o aumento das captações às campanhas sobre a importância da doação de órgãos em benefício dos pacientes que estão na fila de transplante.
O presidente da CIHDOTT/HO e enfermeiro, João Oliveira, enfatiza que o processo para definição de diagnóstico e protocolos de morte encefálica não é simples, por isso a importância de capacitar os profissionais que atuam nesta área. "Procuramos estar sempre à frente, nas questões técnicas, para obtermos resultados positivos. Vale destacar que todos os membros da CIHDOTT foram capacitados este ano com o curso de eletroencefalograma. Os profissionais de enfermagem assistencial dos setores de Sala Vermelha, UTI adulto, pediátrica e neonatal, também participam de cursos especializados", ressalta.
"Nossa missão é salvar vidas e nos casos de morte encefálica focamos em continuar salvando outras vidas, através das doações de órgãos", pontua a diretora do HO, Marina Barbizan. O Hospital do Oeste ressalta que a meta para 2024 é investir em mais capacitações para os profissionais do complexo hospitalar e intensificar as campanhas de orientação para os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS.