avivip

Ceni avalia pré-temporada do Bahia na Inglaterra e fala em privilégio encontrar Guardiola

O técnico Rogério Ceni concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (12), na Inglaterra.

Por Marcus Souza em 13/01/2024 às 10:36:32
O técnico Rogério Ceni concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (12), na Inglaterra. O Bahia desembarcou no país europeu no início da semana para realizar a pré-temporada no CT do Manchester City, um dos clubes pertencentes ao Grupo City, dono da SAF do Tricolor. Além dos trabalhos em campo, o treinador valorizou o encontro com os profissionais dos Citizens, incluindo jogadores e o treinador Pep Guardiola.

"Para mim é um prazer enorme estar aqui. Tem sido fantástico, uma experiência não só profissional, mas de cunho social, de interatividade. A gente agradece muito a receptividade que temos aqui, por parte de todos. Uma experiência única para os atletas. Muitos não tinham saído do país, e estão tendo a primeira oportunidade em um clube que acabou de ganhar o campeonato mundial e teve cinco taças esse ano. É algo que vai ficar para sempre na memória delas. Vamos tentar aproveitar ao máximo", afirmou.

Ceni falou do encontro com Guardiola, um dos melhores treinadores do mundo na atualidade, que definiu como "privilégio". O brasileiro disse estar aproveitando o momento para trocar ideias de jogo com o espanhol. Mais cedo, o comandante do City havia chamado o colega de lenda ao relembrar a carreira do ex-goleiro, que fez história pelo São Paulo.

"Agradeço as palavras, é um prazer para mim, um privilégio. Eu estive no Barcelona há dez ou onze anos atrás, visitando. Depois jogamos contra ele. Ele como treinador, e eu como atleta. Ele no Bayern de Munique. Agora mês passado eu estive aqui e pude encontrar com ele. Ele sempre muito gentil, muito receptivo. O melhor treinador do mundo, a gente sempre tem coisas positivas de sistemas de jogo, como se joga, maneiras alternativas de jogos para tentar, logicamente elevando o nível de atletas cada vez mais do Bahia, para tentar encaixar similaridades de jogo. Mas é um privilégio logicamente, para todos nós, poder encontrar ele", comentou.

Após o encerramento do Campeonato Brasileiro, Rogério Ceni fez uma viagem à Europa e conheceu as dependências do Manchester City, além de visitar o Girona, na Espanha, outro clube pertencente ao Grupo City.

"Para mim, desde o mês passado, quando eu estive aqui, já foi muito importante. Ferramentas que a gente pode usar no futuro, as reuniões com todos os departamentos. Praticamente tudo aqui é feito com processos. Os últimos anos de crescimento do clube tem muito do que a gente pode aplicar no Brasil. Acho que isso é extremamente positivo. Não é só a parte técnica, a viagem se resume também a cultura, aprender como é estar em um país diferente. E sobre como é o trabalho, saber que você faz parte de um lugar muito maior do que aquele que você se encontra no Brasil. Aquilo é parte de um grupo gigantesco e a gente pode usufruir em benefício próprio", disse.

O elenco principal do Bahia permanecerá em Manchester até o próximo dia 21, no outro domingo, quando está marcado o retorno a Salvador. Já estreia no Campeonato Baiano de 2024 acontece na próxima quarta (17), contra o Jequié, pela primeira rodada, e depois encara o Atlético de Alagoinhas, fora de casa, também no dia 21. Nessas duas partidas, o clube usará um time alternativo com atletas do profissional e jovens do sub-20. A ideia é ter força máxima para o terceiro compromisso no estadual, no dia 24, diante do Jacobina.

Comunicar erro

Comentários