Correspondente da TNT Sports em Paris, Clara Albuquerque está de férias em Salvador. Ela aproveitou a manhã desta quarta-feira (10) para marcar presença no Treble Trophy Tour, que exibe as taças da Tríplice Coroa conquistadas pelo Manchester City na temporada 2022/2023. O evento acontece no Museu do Bahia, localizado na Arena Fonte Nova. A jornalista se disse impressionada com a quantidade do público presente e destacou a importância para os torcedores do Bahia, que também faz parte do Grupo City e promoveu a ação em conjunto com o clube inglês.
"Primeiro que estou impressionada com a quantidade de gente que veio ver os troféus do City. Mas acho que a importância desse evento acontecer é que ele faz parte de um processo de resgate de autoestima do torcedor do Bahia. Ele já vem, claro, desde a democracia tricolor quando a torcida se sente realmente dona do Bahia, porque o clube existe por conta da torcida. Nos últimos anos, é a uma torcida que tem buscado aquele pouquinho de esperança aqui e ali, por exemplo, acho que essa reta final de Campeonato Brasileiro foi um alívio continuar na Série A, a compra e chegada do Grupo City traz uma esperança. E a gente precisa falar de uma esperança financeira mesmo, porque sabemos que isso hoje manda muitas vezes no planejamento do clubes. Então, esse evento faz parte dessa retomada de auto-estima. O torcedor do Bahia não deixa de ter orgulho nem que seja na Série C, não interessa, mas ele quer ver o Bahia no lugar mais alto e a gente sabe que hoje, no lugar mais alto do mundo está o City e ele faz parte do Bahia", disse em entrevista ao Bahia Notícias. "Então, estou impressionada com a quantidade de gente e a quantidade de gente feliz que se sente parte disso. Isso é muito gostoso de ver, porque a gente sabe da história do Bahia, da tradição, da importância do Bahia no futebol brasileiro e a gente precisa ver o Bahia na primeira prateleira, porque ele merece e tem o direito de estar ali. Estou bem feliz em ver a felicidade nos torcedores tricolores participando desse evento hoje", completou.
Em dezembro de 2022, os sócios do Bahia aprovaram a venda de 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) ao Grupo City. Porém, a torcida sofreu no dito ano zero e viu o time quase ser rebaixado na Série A do Campeonato Brasileiro. A salvação veio apenas na última rodada. No entanto, as esperanças para um novo futuro foram renovadas com a atuação da diretoria no mercado da bola, principalmente com a apresentação do meia Everton Ribeiro, no último domingo (7). Clara Albuquerque pediu cautela aos apoiadores do Tricolor em relação às conquistas do time baiano.
"É importante lembrar que é o ano 1, não estamos no ano 10, onde o título do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores vêm. Não. É preciso ter calma. A gente sabe que este ano, a expectativa é sim de um time melhor. O Bahia já tinha jogadores muito interessantes, manteve esses jogadores e precisou estar na briga para que esses jogadores não saiam e sabemos que antes o Bahia muitas vezes não tinha o poder de manter os talentos que apareciam por aqui. Então, é uma expectativa de um Bahia melhor, de um time mais maduro e a gente sentiu na temporada passada o quanto que muitas vezes a experiência faltou no fim de jogo, naquele último momento que tomava um gol que não podia tomar. Na minha opinião, é um time que cria, não só mais qualidade com os nomes que chega, mas que cria também mais maturidade. Mais maturidade não é algo que aparece de um dia para o outro. Então, é importante que a expectativa seja realista de que é um Bahia melhor e que vai brigar por muito mais, mas aos poucos. Querer, a gente quer o título no primeiro ano, mas é preciso ter um pouco de calma. Não tenho dúvida, na minha opinião que é o caminho certo", finalizou.
O tour das taças do Manchester City segue para São Paulo, onde serão exibidas entre a próxima sexta (12) e sábado (13).
Já o elenco principal do Bahia está em Manchester realizando pré-temporada no CT do City. Os dois primeiros jogos do Baianão, marcados para a próxima quarta (17) contra o Jequié, e no dia 21 diante do Atlético de Alagoinhas serão disputados pela equipe sub-20. Neste mesmo dia, a delegação tricolor deixará a Inglaterra de volta a Salvador.